quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Passar a Ferro


Aqui está uma coisa que eu ADORO fazer!
Sim leram bem, adoro passar a ferro ao contrário de muitas pessoas.
Ao apanhar a roupa do estendal, ponho logo toda do lado certo e dobro, pondo no cesto para passar por géneros, ou seja;
- Tapetes, colchas, lençóis de cama e de banho
- Panos de cozinha e toalhas de mesa
- Pijamas e camisolas interiores
- Camisolas, t-hirts e tops
- "Pendurados" (camisas, saias, calças e algumas malhas)
- Num outro cesto coloco as meias, soutians, boxers e cuequinhas que são logo dobrados e arrumados depois de apanhar.

No fundo do cesto ficam os "pendurados" ou seja serão as últimas peças a serem passadas, sendo as primeiras as roupas de casa.

Agora perguntam vocês, mas porquê?
E eu respondo!

Porque assim, além de no fundo do cesto se criar uma "base" melhor para a restante roupa (evitando que a roupa passada caia para o lado - tipo torre de pizza), fica no fundo cesto a roupa que menos se amarrota! ;)
E também sempre cresci a ver a minha avó passar nesta ordem, e ficou cá gravado!
No cesto da roupa tenho sempre uma escova de cabelo velha (para "pentear" as franjas dos tapetes e colchas"), um rolo agarra pelos e um spray tira vincos do Lidl que adoro, e além de ajudar a passar as camisas ou peças mais difíceis, deixa um cheirinho muito bom na roupa.

Trago sempre cabides para junto de mim para colocar as peças a pendurar, e à medida que passo vou pendurando na parte que serve de suporte ao ferro.
E as meninas, gostam desta tarefa, ou nem por isso? ;)

20 comentários:

  1. São poucas pessoas que dizem que gostam de passar a ferro. Não, eu não gosto e calças com vincos eu odeio com todas as minhas forças, mas tenho que passar não é? tens alguma dica para facilitar fazer os vincos nas calças?
    Desde já agradeço
    Bj
    Helia
    http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Não posso dizer que seja tarefa que gosto muito de fazer cá em casa, mas já que tem de se...
    Eu por acaso faço exactamente ao contrário de ti. A roupa de casa fica na base do cesto e os pendurados são os primeiros a serem engomados, depois de ter dobrado cuecas, meias e outras peças que não precisem de ferro.
    Lençóis esticos bem esticadinhos ao dobrar e depois passo só o ferro em cima. Não perco tempo com eles. As toalhas de casa de banho assim que são apanhadas são logo dobradinhas e arrumadas. Ficam até mais fofinhas se não levarem ferro. Resumindo e concluindo, só vai ao ferro aquilo que vai à rua. Por isso tenho cuidado na hora de apanhar a roupa. Preocupo-me que não fique ressequida senãop a trabalheira é a dobrar. Com estas estratégias que adoptei a tarefa de engomar tornou-se mais rápida e sobra-me muito mais tempo para outras coisas.

    ResponderEliminar
  3. És talvez a única pessoas, rapaz ou rapariga, que vejo a dizer que gosta de passar a ferro! E ainda bem que assim é... és a excepção que confirma a regra... de facto é uma tarefa que mete os cabelos em pé a muita gente!

    ResponderEliminar
  4. Não é uma coisa ue eu ame de paixão, mas não desgosto. O único problema é que me poe as costas feitas num oito. No fim de passar a ferro, parece que levei uma tareia! :)

    ResponderEliminar
  5. Tu és muito estranha amiga:)) és a primeira pessoa q oiço dizer que adora passar a ferro!! Olha, mas ainda bem, já que é uma tarefa por vezes dificil, que o faças com gosto! E vou tirar algumas das tuas dicas! Boa!!!!
    Beijokas

    ResponderEliminar
  6. POR ACASO TAMBÉM DAS TAREFAS QUE MAIS GOSTO DE FAZER EM CASA :-)

    ResponderEliminar
  7. A mim também não me custa passar a ferro. (desde que tenho o ferro a caldeira claro :))
    Os lençóis estico-os bem e passo o ferro por cima, de resto é tudo bem dobradinho para não custar tanto na hora de passar. Passo a ferro todas as semanas para não acumular.

    Beijinhos,
    Vera

    ResponderEliminar
  8. Não gosto nada, nadica de passar a ferro. Irrita-me, demoro imenso tempo e fico sempre com a sensação de que não fica nada de jeito!

    ResponderEliminar
  9. Eu não gosto muito de passar a ferro =) só passo mesmo o que tem q ser e muito raramente e nunca ando mal arranjadinha ;) mas às vezes até me dá gosto passar uma pecinha ou outra, mas é muito raro =)=)

    Beijinhoss****

    ResponderEliminar
  10. olá, já sou elitora do teu blog á tempos, tambem tenhoum de artes(hobbi que eu faço quando a pequenada me deixa) mas só agora começei a criar interesse por outro tipo de blogs, culinária, bricolage enfim outras andanças não menos interessantes e adoro este tipo de partilha e troca de ideias. Tomei a liberdade de te levar, literalmente falando tambem para o meu cantinho(lado esquerdo)
    Bem ao ler este post não poderia deixar de comentar que tambem eu gosto muito de passar a ferro, aliás eu passo quase tudo a ferro... costumo ao apanhar a roupa dobra-la logo como gosto que seja arrumada, vai para o cesto até domingo(normalmente á noite ao serão quando não saio é o dia que me dedico á roupa, há sempre programas de entertenimento) um ferro de caldeira é uma excelente opção e arrumar uma ropinha passada e ferro faz toda a diferença,
    visita-me
    o meu cantiinho está sempre aberto para as amigas virtuais...
    jinhos xana

    ResponderEliminar
  11. Não gosto muito de passar a ferro.. mas tem de ser!

    Eu passo por etapas e genero, e assim até se torna mais rapido mas tens algumas dicas que vou experimentar...
    Obrigada pelas dicas :)***

    ResponderEliminar
  12. Olha que giro! Sim, também gosto de passar a ferro. E também me organizo como tu.
    Fiquei foi curiosa com esse spray tira vincos do lidl. Há sempre ou é daqueles produtos que só aparecem de vez em quando? Tenho de ir investigar.

    ResponderEliminar
  13. Raio-de-luar:
    há sempre esse spray!gosto muito dele! ;)

    Obrigada meninas!

    ResponderEliminar
  14. Ai! Esta é a parte que eu mais detesto!!! Não gosto muito de passar a ferro! Mas lá tem que ser...

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Eu confesso que não será das minhas tarefas preferidas mas faço dela o meu serão de domingo à noite. Porque a electricidade é mais barata e porque como já estou relaxada do fds acho que não custa tanto.
    Na organização também faço ao contrário. Fim do cesto toalhas e roupas da cama/mesa. Por cima calças, saias e camisas e por fim as camisolas/t-shirts. E depois é só ir tirando do cesto peça a peça e ir passando.
    Tenho de experimentar o spray do Lidl. Habitualmente uso do Continente que também cheira muito bem :)

    ResponderEliminar
  16. Parabéns por gostares de uma tarefa cm estas :)
    eu detesto mas ultimamente ando super feliz por passar toda a roupa ao domingo (e não sobrar nenhuma lol) e passar por essa ordem pr mim nnc funcionaria - passo uma camisola, dp uma toalha.. uma coisa com mais voltas, outra mt simples, se não entro em parafuso :) tb levo sp pr junto de mim cabides, q vou pendurando no puxador da porta!
    ah, e adorei a ideia do tira-vincos. vou procurar e experimentar :)

    ResponderEliminar
  17. Ai está uma tarefa que ñ me importava que alguém fizesse por mim...adoro limpar, arrumar.... mas passar a ferro ...acho tão monótono!!!Mas la tem que se fazer!!
    Já agora alguém tem uma dica par me dar de como e com que se pode limpar a base do ferro??

    ResponderEliminar
  18. hehehe parece que quase ninguém gosta de passar a ferro!eu gosto e comopasso todas as semanas, nunca acumulando melhor ainda! adoro ver tudo direitinho e arrumado!

    Filomena:
    Penso que há no merado produtos proprios para a limpeza do ferro, eu por norma e só de tempos em tempos depois de o desligar e com ele ainda quente passo um pano humido com um pouco de sonasol! ;)

    ResponderEliminar
  19. Bem eu para limpar o ferro faço o seguinte: ainda morno esfrego a base com um esfregão macio com sabão azul e branco (ou outro eu uso este sabão ou rosa e branco para muitoa coisa) e limpo de seguida com um paninho macio. O esfregão tem mesmo de ser dos mais macios que existam, se não risca.
    Esta dica é da minha mãe pelo menos tem resultado comigo.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário e visita!;)