quinta-feira, 24 de março de 2011

Organização da Semana


Já recebi alguns mails a perguntar como faço para organizar a minha semana, menu, lides da casa, pagamentos, consultas.
Vou tentar de forma sucinta explicar!
Como aqui já referi, uso filofax como agenda, nunca o largo!Nele aponto tudo!
Aniversários, consultas e marcações, post do dia, coisas a fazer nesse dia, e se tenho de fazer algumas comprinhas para casa colo um post it no respectivo dia com a listinha.
Consulto-o diversas vezes por dia e assim nada me escapa.
Quando recebo contas ponho logo na agenda e geralmente pago nesse mesmo dia, ao chegar a casa tiro da agenda e ponho logo no respectivo dossier.
Se tenho de marcar alguma coisa, tento sempre fazê-lo antes de entrar no trabalho e para tal organizo-me no dia anterior, vendo se tenho de vir mais cedo ou na hora habitual.
Por norma tenho dia certo para limpar a casa e tratar da roupa, assim já sei que ás sextas de noite faço uma parte da limpeza e trato de lavar e estender roupa.
Sábado de manhã acabo a limpeza e apanho e dobro a roupa.
Passar a ferro é sempre no Domingo ou de manhã enquanto o meu G. ainda dorme, ou ao fim da tarde.
Por norma nunca fujo da minha rotina semanal, as compras são geralmente também feitas ao fim de semana, assim como manutenção das unhas de gel, depilação, idas ao veterinário com a Julieta ou tosquias, ficam geralmente para o sábado de tarde.
Como moro sozinha o menu é distipulado ao domingo, consoante o que me sobra das refeiçoes que faço ao fim de semana que é quando tenho o meu G. comigo, geralmente fico com almoço para 2ª e 3ª tendo só de programar para os restantes dias.
Ao jantar durante a semana como só sopa e fruta.
Segunda de manhá tiro loiça da máquina, e arrumo a roupa que passei (não antes para que fique totalmente fria).
Nunca saio de casa sem fazer a cama e deixar a casa em condiçoes, por isso me levanto 2horas antes de entrar no serviço, trato de mim, vou à rua com a Julieta, compro pão, tomo pequeno almoço, faço a cama e dou um jeito ao que tiver por arrumar.
Torno a ir à rua com a Julieta ao almoço e ao fim do dia quando chego a casa, não falha!
Como podem ver não tenho de fazer grandes planos, já moro sozinha há 8 anos por isso já estou "computurizada" nestas rotinas, tenho dias certos para as limpezas, compras e cuidados de beleza.
O resto das comprinhas ou faço antes de entrar ou ao almoço, ou até mesmo no horário de trabalho quando vou à rua e vejo que posso fazer.
Durante a semana tenho o dia da toalhita (3ª de noite ou 4ª de manhã) onde dou um jeito ao pó e wc com as toalhitas, assim vou mantendo a limpeza.
As arrumações são conforme o estado de espírito, as vezes chego a casa sem ideias ou vontade e quando dou por mim, estou a arrumar um armário, o frigorífico ou gavetas.
Gosto de ter tudo organizado e alturas próprias para cada coisa, confesso que não gosto de não cumprir o estipulado, fico chateada, sei que um dia que me junte e tenha filhos as coisas mudam, mas farei de tudo para que as rotinas não alterem muito!

14 comentários:

  1. Quem me dera ser tão organizada como tu! O meu calcanhar de Aquiles são os papeis... a minha secretaria esta sempre rodeada de papeis:(

    ResponderEliminar
  2. Uah!Quem me dera ser tão organizada! Até as contas ficam para pagar há ultima da hora...
    Tomara eu ás vezes só acordar 5m antes de ir pró trabalho!Isso é que é gosto pela vida!!! Felicidades Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que grande organização!!! Muito bem :) Eu não consigo fazer a cama antes de sair de casa (bem gostava) mas o marido é um preguiçoso para se levantar e nunca dá tempo :S
    Eu à noite também tento sempre dar um jeito ás coisas mas não tanta perfeição como tu :)
    Tenho esse objectivo, levantar-me mais cedo para deixar tudo organizado... Mas já me levanto às 6:40 todos os dias, mas quem sabe se começo a acordar às 6h??

    beijinhos,
    Vera

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto das rotinas, assim tem-se sempre tudo organizado. Mas, principalmente ao fim de semana são esquecidas... primeiro o filho e o marido!!!

    ResponderEliminar
  5. Que bom que consegues organizar tudo, espero também conseguir um dia fazer as coisas assim, mas tens razão quando começamos a fazer uma rotina acaba por ficar incutida e fazemos automaticamente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Obrigada meninas!
    Gosto mesmo de ter tudo organizado e arrumado e sei que muito se deve ao facto de morar sozinha, consigo ter tudo como quero, um dia com marido e filhos sei que as coisas mudam, mas tem de ser, há que tentar fazer com que tudo funcione! ;)

    ResponderEliminar
  7. Temos muito em comum!... eu odeio ver desarrumaçã 8acho até que sou um bocado obsessiva com isso) também me levanto sempre no mínmimo antes de sair de casa de manhã ( não tenho que ir à rua com um cãozito nem comprar pão, logo é mais esse tempo que posso ficar na caminha!) e nunca saio sem o quarto arrumado e a loiça do pequeno almoço lavada.
    Como ainda estou "entre casas", às vezes na casa dos meus pais tenho que engolir duas vezes para nao desatar a gritar como uma doida... mas faz parte de viver com a casa cheia!
    Quanto à tua organização, acho que é uma mais valia. para já não tenho agenda, mas ando seriamente a pensar comprar uma...
    beijinho

    ResponderEliminar
  8. Este texto poderia ter sido escrito por mim.

    Menina organizada é menina feliz!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá Sarokas, como eu gostava de ser mais organizadaaaaa... Estou a tentar, mas ainda não consegui... No que consegui organizar-me, é que para não me esqueçer de nada, coloco lembretes de tudo no telemovel... ;)
    Adoroooooo o teu blog, é uma motivação para mim lê-lo...
    Beijokas grandes e continua assim...
    Dina...

    ResponderEliminar
  10. Isso é que o que se chama de ser arrumada ;) eheh...fazes tu muito bem...eu agr com este novo emprego ando em fase de adaptações e como tal anda tudo numa desarrumação ;)

    bjokas***

    ResponderEliminar
  11. Amiga, és uma inspiração!! Eu vou tentar, juro....:)

    ResponderEliminar
  12. Eu não consigo ter a vida tão organizada definitivamente, mas ando a tentar melhorar.. Já conta né? ;)
    beijoca

    ResponderEliminar
  13. És uma inspiração de facto. Tens aqui óptimas dicas de organização :)

    ResponderEliminar
  14. Bom dia!
    Onde compras-te a tua filofax e qual o tamanho? quero para comprar uma, mas não encontro.
    Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário e visita!;)