quarta-feira, 28 de março de 2012

Por aqui...

Estamos bem e cada vez mais babados!
É impressionaste como um ser tão pequeno nos faz derreter e ficar horas a olhar para ele! ;) ADORO o meu filhote!!!!!!!!!!!!!!!!
Ando um pouco cansada, estou ainda a habituar-me às rotinas do meu pequenote e às mamadas a meio da noite.
Não estou a adaptar-me muito bem a ter de dar de mamar, tenho os mamilos super doridos e não me sinto de todo bem a dar peito...
Falámos com a enfermeira e "vamos" aguentar até o Martim fazer um mês, depois vamos começar a alternar com o leite em pó e gradualmente acabar com o peito, sinceramente não me sinto bem, já medi prós e contras e a enfermeira elucidou-me bem para o que pode acontecer, mas também diz que me apoia na minha decisão se é mesmo o que quero e se não me sinto de todo bem ao fazê-lo, diz que nem toda a gente foi feita para dar mama, e eu sem dúvida que sou uma dessas pessoas!
Gosto muito muito do meu filho, ninguém mais do que eu, adoro os momentos que temos a dois, que mais ninguém os pode ter, mas ter de andar sempre de soutien, discos, peitos super duros, doridos e a escorrer leite, não são mesmo o meu ideal.
Sei que grande parte das pessoas me vai "condenar ou criticar" por o fazer, mas acho que acima de tudo tem de haver bem estar e é coisas que não está a acontecer, custa-me mesmo muito dar peito e o Martim é brutinho e sôfrego e assim as coisas não são fáceis.
Assim para não ser um grande "choque" para ele e para os seus intestinos, vamos gradualmente deixando a mamoca e começar a introduzir o biberão, que irá tornar a minha vida mais fácil e sem dúvida menos dolorosa. Estou em pulgas ara que tal aconteça!
De resto tem andado calmo, tirando as cólicas de ontem de noite que o fizeram chorar durante algumas horas... mas já passaram! ;)
Hoje foi dia de pesagem e já conta com 3,910kg, a enfermeira diz que está óptimo e no bom caminho!
Foi também dia de ir conhecer o trabalho da mamã, e de fazer babar umas quantas pessoas! ;)
Obrigada a todas pelos simpáticos comentários!
Muita baba por aqui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

17 comentários:

  1. Pois linda eu mais que ninguem sei bem o que tu estas a passar. Eu bem te disse para comprares o tal gel para meter no peito, alivia logo e fica com o peito meio adormecido entao nao sentes tanta dor e alem disso faz curar. Eu mal sai da maternidade, passei na farmacia e comprei, foi a melhor coisa que inventaram lol. Mas mesmo assim eu tambem nao me habituei bem a dar de mamar, mas eu tive outros problemas com depressao etc etc o que nao ajudou. Mas ha muitas pessoas que nao dao de mamar e isso nao afecta em nada a saude do teu bebe, olha po meu Jason mamou 2 dias lol e tem uma saude de ferro, e forte, tem uma energia de doidos lol. Eu tbm fui criticada mas sinceramente nao me afectou em nada, so nos sabemos como nos sentimos, e nao podemos pensar so nos nossos bebes mas tambem em nos. Se nao tivermos bem tambem nao conseguimos cuidar bem deles. E dessa maneira o paizinho tambem pode alimentar o filhote e tu sempre tens mais tempo para descansar!
    Beijinho grande!!!

    ResponderEliminar
  2. Ola,

    Não nos conhecemos mas passo algumas vezes por este cantinho. Tambem tenho um Martim com 1 mes e meio. Permiti-me comentar pois acho que deveria de insistir com o peito! Doi sem duvidas e muito mas é passageiro... daqui nada ja não sente nada, nem dor, nem peitos duros, nem leite a escorrer etc! é uma das melhores coisas que pode dar ao seu filho! É tudo uma questão de tempo.
    Do meu mais velho, senti exactamente o mesmo que esta a sentir, e fiquei saturada! Não insisti e resultado arependi-me pouco tempo depois precisamente na altura em que o meu filho começou a ter problemas respiratorios seguidos... sendo que ficou com bronqueate asmatica. Se eu lhe tivesse dado o peito talvez isso nunca tivesse acontecido.. é uma ideia que nunca me saiu da cabeça.
    Quando o meu mais novo nasceu a cerca de 1 mes, amamentação foi horrivel, sentia dores e não estava a gostar de maneira alguma mas na minha cabeça via sempre a imagem do irmão que tantas noites no hospital passou pelo que insisti... hoje ja não tenho dores pois o meu peito ja esta habituado... o importante é colocar muita pomada purlan...
    Não a sensuro de maneira alguma até porque da primeira vez que fui mãe tomei exactamente a mesma atitude... so decidi escrever-lhe para lhe dar a conhecer o que se passou comigo... tente esperar mais umas semanas e vai ver que essa dor (parece agulhas) passa.
    Beijinhos e coragem.
    Sandra

    ResponderEliminar
  3. Sarokas, eu não te vou condenar, porque passei pelo mesmo.
    Para mim dar de mamar foi muito mau, quando vim para casa sofri imenso logo na 1ª noite. Era ela a chorar porque queria comer e eu a chorar porque ao fazê-lo era como se me cortassem os mamilos com lâminas. Sofri imenso.

    Mas arranjámos solução: A bela da bomba.
    A enfermeira não te falou disso?
    Assim, consegui que a minha pequenina bebesse do meu leitinho até praticamente aos 6 meses e sinto-me feliz por saber que nunca teve doenças graves devido também a essa protecção. O LM é como uma vacina que os protege de muitas doenças.
    Por experiência própria, acho que devias considerar e se tens leite, experimentar a bomba.
    Podes comprar uma manual ou eléctrica (a minha é manual da Medela) ou ainda alugar uma.
    Eu tirava leite de 2 em 2horas e ia juntando em biberões no frigorífico. Depois aquecia e dava à pequerrucha.
    O truque está em tirar leite, de 2 em 2 ou 3 em 3h como se fosse a mamada normal. Quanto mais tiras, mais leite tens.

    Aconselho vivamente. A sucção da bomba não é tão dolorosa com a de um bebé e mais para a frente (vais colocando sempre o creme para os mamilos - e passa também um bocadinho do próprio leite - , eu usei o da Lansinoh) vai cicatrizando e depois já não dói nada.

    Vai por mim. Não custa tentar, pela saúde de pequenino :)

    ResponderEliminar
  4. Minha querida Sarokas, antes de mais muitos parabéns, tens um filhote lindo e fico feliz de tudo ter corrido bem. Que Deus vos dê muita saúde!
    Em relação ao peito, sei bem como te sentes, da minha 1ºfilha (há 10 anos atrás), ttambém fiquei assim, com o peito todo dorido e ela não conseguia pegar bem na mama. Eram dores horrivéis, quando ela ponha a boquinha para mamar e eu retraia-me o que fazia com que ela não estivesse a alimentar-se bem. 15 dias depois introduzi o leite artificial (S26) e que alívio, ui nem te conto...E em relação a dizerem que o leite materno é melhor e que protege mais, só te digo uma coisa, a minha filha até aos 4 anos, só foi ao Centro de Saúde para as consultas normais, ao contrário do filho de uma colega, que amamentou até aos 2 anos) e o bébe andava sempre doentinho...Por isso seja qual for a tua decisão de certo será no melhor interesse e bem estar do teu filhote, não tenho dúvidas. Beijinhos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  5. Felizmente dar de mamar ainda é uma opção. E se não te sentes bem, não é o fim do mundo!!! E não tens que te sentir culpada. Se alguém fizer algum comentário menos agradável simplesmente ignora!!!
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Não há nada a criticar. Com o meu 1º filho passou-se o mesmo. Mas com o meu segundo dei de mamar até quase o ano. Disfruta do resto, que é tão bom. Desejo-te doces momentos e muitas felicidades.
    Bjkas

    ResponderEliminar
  7. Ninguém tem nada de te criticar ou condenar, tu é que és a mãe e realmente se não te sentes bem, não vais estar a fazê-lo. Eu sou da opinião que as mães têm de se sentir bem ao dar de mamar, caso isso não aconteça, o melhor é ir deixando, alternando com biberão e peito!

    Por isso acho que fazes muito bem!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Não desistas. Pode ser que melhore. Eu sei que li uma vez um artigo acerca de uma senhora que ensina a amamentar nos EUA. Infelizmente não encontrei o artigo. Mas aqui vai um link para um guia de amamentação: http://www.permanente.net/kaiser/pdf/4970.pdf. Pode ser que encontres dicas que te ajudem.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  9. OLÁ, SEI QUE NO PRIMEIRO MÊS ÀS VEZES MÊS E MEIO CUSTA A TODAS DAR O PEITO, DEPOIS DEIXA DE SER DOLOROSO E PASSA A SER PRAZEROSO! TENTA PASSAR ESTA FASE QUE É A PIOR....TAMBÉM PASSEI PELO O QUE ESTAR A PASSAR, PEITOS DORIDOS, LEITE SEMPRE A ESCORRER...ROUPA SEMPRE MOLHADA, QUE ERA BASTANTE DESCONFORTANTE, BICOS GRETADOS E MUITO GRETADOS, ATÉ QUE HOUVE UMA ALTURA QUE AS DORES QUE SENTIA COMEÇARAM A PASSAR, CHEGUEI A PENSAR QUE DAR DE MAMAR ERA PARA MIM UM TORMENTO!!! MAS INSESTI E DIGO VALEU A PENA, DEI DE MAMAR ATÉ AOS 6 MESES, DEIXEI ENTRETANTO PORQUE A MINHA FIHOTA ENGORDAVA BASTANTE COM O MEU LEITINHO, E COM SEIS MESES JÁ PESAVA 10K, DEVO DIZER QUE NASCEU COM 4K...MAS COMO QUIS INTRODUZIR OUTROS ALIMENTOS COMECEI A DAR O OUTRO LEITE SÓ DE MANHÄ E À NOITE, E UMA COISA LHE DIGO, COM O LEITE DE VACA ELA NÄO ENGORDAVA TANTO...)FELECIDADES PARA OS PAPÁS E GOZEM BEM O PEQUENINO PORQUE ELES CRESCEM TÄO RÁPIDO, QUE SÓ DA-MOS FÉ QUANDO ENTRAM PARA A ESCOLA, A MINHA PRINCESA JÁ TÊM OITO ANOS E TAMBÉM ESTOU A PENSAR EM LHE DAR UMA MANO...VEREMOS!!! BEIJOCAS PATRICIA

    ResponderEliminar
  10. Pode ser que a amamentação comece a correr melhor, a subida de leite pode ser complicada. Nos primeiros dias tive de usar uma pomada nos mamilos (Cicamel - fez milagres) em todas as mamadas e doía-me muito no início de cada mamada, pareciam picos mas depois passava. Ao fim de alguns dias deixou de doer, o mamilo deixou de estar tão sensível, a mama ficou menos tensa (fiquei com alguns nódulos na subida do leite mas fazia massagem circular durante a mamada nesse local e esvaziava), ajudava no banho com água quente a esvaziar um bocadinho e hoje o meu bebé tem 2 meses e meio e a amamentação é um processo natural e sem dor. Espero que no teu caso aconteça o mesmo, quem sabe :)

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo teu filhote, sem dúvida que dar de mamar é maravilhoso mas também muito doloroso eu também desejava deixar de amamentar tal eram as dores mas fui aguentando e consegui dar de mamar durante 3 meses às minhas 2 filhotas (nos 2 partos tive a mesmas dificuldades), boa sorte para todos aí em casa e tudo de bom:)
    Ser mãe é maravilhoso, bjs

    ResponderEliminar
  12. O tempo passa tão depressa!
    Aproveita ao máximo.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Olá Sarokas;
    ainda bem que está tudo optimo com voces.

    em relação ao dar ou nao de mamar...eu sempre quiz amamentar a minha filha no entanto só dei de mamar uma semana:S

    Ela so pegava numa mama, depois nunca aguentava as 3horas, aguentava para ai uns 45 minutos e depois mama outra vez. Nunca ficava saciada, introduzi o leite adaptado e ela deixou a mama de vez, nunca mais quiz maminha :D

    Não me arrependo de nao ter amamentado. Ela sofre de alergias, sim, mas isso eu tambem sofro. Se sofre de intestinos? nunca vi criança que defecasse tao bem heheh

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. ola sarokas!

    antes de mais nada MUITOS PARABÉNS pelo teu pequeno REI. é sem duvido um pequenote LINDO!!!!

    quanto à amamentação não acho que sejas pior mãe porque pretendes deixar de o fazer. acho sim que és um mãe conscenciosa, atenta e preocupada. preocupada em estar bem, para transmitir essa segurança e confiança ao teu rebento.
    todos nós sabemos os motivos pelos quais a amamentação é aconselhada, mas também sabemos que o sofrimento não é uma delas e apartir do momento em que amamentar é para ti um sofrimento, vai sê-lo para o Martim e como não é isso que se pretende, se a opção for deixar a amamentação, então deixa-se. é importante a mãe estar bem e transmitir isso, para o bebé se sentir bem...

    beijinhos grandes para a família
    :-D

    ResponderEliminar
  15. olá, olá!! isto é um blog, já tenho comentado várias vezes e desta vez tambem o vou fazer por ter sido um tema tão delicado para mim...

    è claro que a decisão é tua e somente tua, por mais que te critiquem, ela tem que partir de ti... Mas uma coisa te digo,se tiveres e se puderes dar só maminha pelo menos nos primeiros 2/3 mesinhos é tão bom, apartir daí é uma mala com papa, biberons esterelizados, agua quente...... para alem do dinheiro que é gasto semanalmente...
    Eu não tive a subida do leite de nenhum, foi horrivel (principalmente do mais velho que era a primeira vez) ele tinha fome, chorava, levava horas sem fim a mamar mas aumentava, não muito mas aumentava, e eu estava estoirada. Tinha os peitos moles(o que não era normal) não sentia a subida do leite....... até que vi que não dava, ele queria mais e mais e pronto tive que virar-me para o biberon. primeiro o peito de depois o biberon até o dia em que ele nem queria a mama nem o biberon e aí desesti começou o biberon e pronto... da minha filhota jurei a mim mesma que não ia sofrer o que sofri com ele... tentei, tentei e mais uma vez a subida do leite nunca se fez, não passou do colostro, mas ela ao contrario do irmão não aumentava e portanto foi mais cedo a ruptura... não tive mesmo hipoteses....
    Portanto pensa bem, tenta, aconselha-te claro. pondera os gastos semanais(15€) e se tiveres leitinho para o teu menino não o desperdiçes pois vale ouro. No entanto sei o quanto é dificil esta fase de adaptação !! jinhos e se puderes responde-me
    xana

    ResponderEliminar
  16. Seria o melhor para o seu bebé, mas se não se sente bem ele também está a sentir isso, o que também não é bom para ele. Que importa o que os outros pensam? Vá em frente sem sentimentos de culpa. Muita força!

    ResponderEliminar
  17. Olá Sarokas. O Martim é tãããão fofo :) Lindo de morrer.
    Quanto à amamentação, aconselho-te a não desistir, claro que é uma decisão tua e já muito foi dito por aqui em relação a isso.Para os mamilos há uma pomada muito boa que se chama purelan 100 da Medela.Podes pôr à vontade e é bastante cicatrizante...
    Tudo de bom para vocês, um beijinho muito grande e aproveita ao máximo cada minuto, porque passa tudo a correr.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário e visita!;)