terça-feira, 19 de outubro de 2010

Poupar Todos os Meses


É uma coisa por vezes complicada de se concretizar, mas que na minha opinião devemos sempre fazer!
Por pouco que seja sabe bem pormos uns tostões de parte e ver uma poupança a crescer!
No meu caso faço sempre assim, no fim do mês, elaboro uma lista das despesas fixas (net,agua,luz,gás,renda,gasolina,depilação e manutenção das unhas e o passe).
Somo o valor destas despesas fixas e subtraio ao valor do meu vencimento.
Depois da quantia que fica, retiro sempre uma certa quantia para a conta poupança, faço-o religiosamente todos os meses como se fosse uma prestação!
Depois retiro sempre uma pequena quantia para o seguro do carro. Essa quantia é calculada da seguinte forma, divido o valor anual do seguro por 10, e durante 10 meses retiro esse valor para um envelope.
Na altura do pagamento é só depositar no banco e pagar!Custa bem menos e sabe muito bem!
O mesmo faço com as vacinas da Julieta!Ela leva uma em Abril e outra em Julho, assim vou pondo uns euros de parte uns meses antes e assim não custa tanto.
Penso que se todos os meses o orçamento for bem gerido, conseguimos sempre juntar algum dinheiro para despesas que temos anualmente, evitando assim meses mais "apertados".
Eu pessoalmente gosto de funcionar assim, tirar algum sempre que posso para depois pagar as contas sem tanto sacrifício.
Gosto de ter o meu orçamento bem gerido e algum dinheiro na poupança!
Tenho também uma conta que serve para "extras e despesas ocasionais", como por exemplo algo para a casa,uma peça de roupa ou sapatos que façam falta.
Gosto de ter essa "liberdade" para poder comprar algo sem ter de pensar muitas vezes no assunto.Claro que sempre que gasto algo dessa conta tento repor o mais breve possível, para que mantenha quase sempre o mesmo valor.
No fim de cada ano, analiso bem o saldo e depois de alguns cálculos transfiro uma parte para a poupança onde nunca mexo.
Grão a grão enche a galinha o papo! ;)

Tenho também o meu mealheiro onde sempre que posso coloco moedas de 1 e 2 euros e ocasionalmente uma notinha extra... é sempre uma boa ajuda para as férias!

Os tempos que correm estão cada vez mais complicados por isso acho que devemos fazer de tudo para ter alguma poupança de parte. Nunca se sabe o que aí vem!

E as meninas também são assim poupadinhas? ;)

10 comentários:

  1. que belas ideias Sarokas
    Eu tento ser poupada mas p vezes é dificil mas agora tem mesmo que ser.

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá, parabéns pela forma como poupas.
    Acho que fazes muito bem, e sim, toda a gente devia fazer o mesmo...
    Eu na teoria gostava de fazer como tu, mas como o meu marido não ajuda muito por ser mais desorganizado, acabo por, sempre que receber colocar algum na poupança e depois tento gerir todos os meses, mas esse teu método, é o método que pretendo adoptar até ao final do ano.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. E acho que fazes muito bem! Eu se fosse sozinha tb faria assim! Já fiz uma vez com o meu homem pôr o dinheiro do seguro de laod, e resultou! Fiz o mesmo com a operação da Cuquinha e também resultou! Mas os últimos meses têm sido mais complicado! P mês que vem temos o seguro do carro e o q é facto é q não deu p ir pondo de lado...e tb se não for eu a insistir...é para esquecer!
    P mês que vem vou amortizar o carro na totalidade! Vou retirar metade do q tenho an poupança, mas prefiro assim e já fui mentalizando lá por casa que metade do valor que pagávamos pelo carro continua a ir p poupança, p q ela cresça novamente!
    Também gostava de fazer essas continhas todas como tu, em relação a roupa ou qualquer coisa p casa, mas o q é certo é q sinto muita dificuldade porque o meu ordenado é mt baixo...e por mais que tente fazer tudo isso tem sido complicado! Ainda assim, desde o mês passado que decici que tudo o que sobre...até uns miseros euros, vão p poupança!
    Bjo

    ResponderEliminar
  4. tem dias, tem meses :) as vezes poupa-se muito bem outras alturas é mais complicado, mas sabe sempre bem ter dinheiro e não ter que esperar para algo importante :)

    ResponderEliminar
  5. Também eu tento poupar, mas está cada vez mais dificil :(
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Ai olha nos aqui deste lado somos muito mal organizados e eu sou contabilista por tanto tas bem a ver, uma vergonha lol...
    Mas com a compra da casa nova ja decidi que tenho que meter maos a obra e comecar a organizar o meu dinheirinho porque as despesas vao ser mais que muitas e quero tentar juntar o maximo possivel...
    Beijinhooos ah ja agora tens sempre optimas dicas vou seguir umas quantas

    ResponderEliminar
  7. Os meus últimos meses têm sido uma desgraça mesmo, mudei de casa e de vida no início do ano, e não tem sido fácil. Mas já decidi k com o subsídio de natal acabo com os "rabinhos" k tenho pendurados, e no início do ano vai ser para poupar tb.. Se bem k não há-de ser muito, pk ele é curto ;)...
    Gostei de ler :)
    beijoca

    ResponderEliminar
  8. Olá Sarokas,
    De modo geral também faço assim, e essa ideia do mealheiro também faço.
    Moedas de 1 e 2 Euros vão sempre para o mealheiro, que é de lata e que não se pode abrir (só com abre latas), lá vez vez em quando entram umas notas...
    E já consegui juntar umas quantias jeitosas com esta ideia.
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  9. ois..acho que fazes muito bem...nesse aspecto tambem me orgulho de ser super organizadinha e ter 1 ficheirozinho em excel e tudo com as despesas, para me equilibrar...

    mas ainda tenho outra dica:todos os dias "limpo" a carteira e meto todas as moedinhas pequenas (ate 20cent) numa caixinha...da para os cafes de fds! e sabe bem sair e pagar qq coisa sem ir à carteira!anima logo 1 sabado! =)

    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário e visita!;)