quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Limpar o forno e fogão


Tenho a mania de limpar o fogão depois de cozinhar, assim não acumula gorduras nem sujidade!
Faço o jantarinho/almoço, como e depois de arrumar a cozinha,pego num pano molhado e torcido e passo pelo fogão, depois ponho tira gorduras no fogão, passo o pano por água e torno a limpar, finalizando com uma passagem com o pano apenas molhado e para tirar a espuma.
Faço o mesmo com a tampa do fogão e os ajulejos em redor!
Os bicos do fogão 1 vez por mês tiro e ponho de molho, numa bacia com água quente, um pouco de tira gorduras e vinagre e deixo assim por um bocado, enquanto limpo mais a fundo o fogão e o interior do forno.Depois passo por água e dou uma esfregadela com aqueles esfregões Bravo que já têm detergente, ficam limpinhos e brilhantes.
Lá em casa é raro usar o forno grande porque tenho 1 pequenino, mais prático, pois só para mim e por vezes algum jantarito , chega perfeitamente!
Mas seja um ou outro, gosto sempre de limpar nesse mesmo dia, como está ainda quente é melhor para limpar e não temos tanto trabalho!
Uso tira gorduras do Lidl (o meu preferido) e um paninho, por vezes recorro também ao esfregão Bravo para as grelhas.
O tabuleiro quando o uso gosto sempre de por de molho um pouco antes de lavar e de preferencia aínda quente para a gordura não ter tempo de secar.
Para quem tem aínda fogão de bicos (como o meu caso) existem folhas de alumínio com os buraquinhos para os bicos à venda nos supermercados.
Eu pessoalmente já usei, mas prefiro passar o pano depois dos cozinhados!
Gosto sempre de limpar depois de usar, pois é coisa que faz confusão é ir a casa de alguém e ver o fogão com a tampa aberta e com salpicos de frituras, ou restos de arroz e afins à vista!
Não custa nada limpar depois de usar e manter tudo limpinho!

5 comentários:

  1. Que menina prendada... Muito bem, é bom quando temos tudo limpinho...até dá gosto olhar, eu pessoalmente tenho placa e em relação à limpeza é do melhor que há... Beijinhos
    Catarina Correia

    ResponderEliminar
  2. Como eu queria ter uma placa!mas para isso teria de remodelar a cozinha e ainda ando ando a juntar dinheiro para isso!
    Tudo a seu tempo!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou como tu, gosto de limpar o fogão de seguida para a sujidade não ficar incrustada.
    Também tenho fogão de bicos a gás e não me dou com as tais protecções em folha de alumínio. Acho que é um gasto de dinheiro desnecessário, pois estando suja comigo vai logo fora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. pois comigo também não resulta por isso, assim que se sujam tiro logo!;)

    ResponderEliminar
  5. Pois miga eu tb partilho da mesma opnião k tu não nada melhor do que limpar logo depois de sujar não custa nada e assim as coisas tão sempre limpas e arrumadas.
    Quando tiver a mnha casinha tb vai ser assim usar o fogão e limpar logo de seguida.bjoka

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário e visita!;)