quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Reciclagem


Eu lá em casa gosto de reciclar o que posso, e o que me lembro, porque ás vezes lá me distraio...mas esforço-me para que não aconteça!
Não tenho 1 ecoponto em casa porque a minha cozinha não o permite em termos de espaço, mas separo sempre para 1 saco à parte o que há para reciclar e no ecoponto faço as devidas separações!
Em termos de vidro o que tenho mais são garrafas de azeite, frascos de conserva e garrafas de água das pedras.
Latas- conservas, leite condensado e algum sumo que tenha comprado em lata.
Papel - jornais e publicidades, envelopes, taloes de supermercado, caixas de cereais, aqueles envolventes dos iogurtes, rolos de cozinha e de papel higiénico e caixas de bolachas.
Plásticos-caixas de iogurtes e de queijos cremes, garrafas de sumo e de água, pacotes de massas, sacos de plástico rotos, e embalagens.
As pilhas também tenho sempre o cuidado de separar, mas essas aparecem com muito menos frequencia.
O óleo de cozinha usado ponho sempre numa garrafa de plástico pois deitar pelo ralo polui milhares de litros de água, já pensaram nisso?não se há algum sitio especial para recolha destes óleos, se souberem por favor digam-me!
É incrivel a quantidade de lixo que produzimos não é?
Temos de pensar mais no nosso planeta e nas futuras geraçoes que nela habitarão!
As pessoas que fumam deviam ter mais atenção e não deitar para o chão as beatas, mas as camaras municipais também deviam de inventar uns cinzeiros de rua, seria bem mais higiénico!
E há sempre aqueles "porquinhos" que abrem o maço de tabaco ou as pastilhas e deitam para o chão o seu envolvente...porque?custa muito por no bolso ou na mala e deitar fora mais tarde para 1 caixote?
Eu não sou nenhuma santa nem perfeita, mas nunca deito nada para o chão, guardo e depois deito fora, até mesmo no carro, ou em idas á praia, levo sempre 1 saco para o lixo e na saída deixo no contentor...não custa nada!
Eu moro sozinha e 2 vezes por semana vou despejar o lixo doméstico, fora as reciclagens...se todos o fizermos e ensinarmos os mais pequenos o mundo agradece, torna-se 1 hábito e tudo fica mais limpo!

4 comentários:

  1. olá
    olha em relação ao ecoponto para o óleo usado já costuma haver junto a alguns caixotes e também já vi nalguns pigo doce , mas como não sei quel é a tua zona não te posso ajudar mais, a não ser informares-te junto da tua junta de freguesia que eles la informam, até são capazes de te arranjar um caixote e fazerem a recolha mensalmente.
    um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Sei k existem alguns restaurantes que aceitam o oleo, é o que eu faço, entrego num restaurante perto de minha casa, tenta ver se na tua zona aceitam.. Beijinho e bom ano...
    Catarina Correia.

    ResponderEliminar
  3. Eu sou como tu. Reciclo de tudo! O lixo comum é por isso pouquíssimo.
    O óleo é que nem por isso :(, mas também quase nunca utilizo. Só para teres uma ideia andei nas limpezas lá na cozinha e encontrei 2 garrafas fora de prazo...
    Só por aí dá para ter ideia do pouco que uso! lol

    ResponderEliminar
  4. tens toda a razão sim senhor eu tambem não tenho caixote para reciclar mas separo em sacos o que ás vezes é chato e fica um pouco mal....mas enfim..e o oleo eu já vi ás entradas do pingo doce uns caixotes enormes para ir depositar o óleo usado em garrafas de plástico (acho).fica bem bjx

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário e visita!;)