quinta-feira, 17 de junho de 2010

Menú da Semana - Como Organizar


Lá por casa o menú da semana é uma regra!
Assim organizo tudo, controlo os stocks, e programo as refeições que o meu G. toma comigo nos dias em que lá vai(uma vez que não gosta lá muito de peixe).
O ponto de partida do menú é sempre a carne ou o peixe.
Começo por ver no congelador o que tenho, e tento sempre intercalar peixe com carne.
De seguida vejo o que tenho de frescos (legumes e saladas) para acompanhar.
Por fim escolho o acompanhamento(massa, arroz, batata, puré...).
Quase sempre faço 1 doce todas as semanas e também faz parta do menú, assim como a sopa!
Assim para além de ter as refeições dessa semana organizadas, consigo também ter sempre noção do que tenho em casa, e à medida que vão acabando alguns ingredientes tomo logo nota, na minha lista de compras. Assim nunca fico desprevenida!
Geralmente o almoço consiste num prato e o jantar em sopa e fruta, uma salada ou tosta, o que torna a elaboração do menú mais fácil.
Prefiro não jantar muito, pois como me deito relativamente cedo não gosto de ir "cheia" para a cama.
Já uso esta "técnica do menú" há alguns anos, porque via que por vezes não sabia bem o que fazer no dia seguinte, e também porque apesar de morar sozinha gosto de ter tudo organizado, se há coisa que não gosto é de não ter tudo controladinho!
Está sempre afixado no meu placard atrás da porta, junto com a lista de compras e alguns folhetos de take away!
E vocês meninas, também usam menú da semana?

5 comentários:

  1. Por acaso até uso. :) É muito mais fácil fazer as coisas assim, em vez de estar à frente do frigorifico a pensar "que raio vou fazer hoje".

    Bjx

    ResponderEliminar
  2. Confesso que já tentei fazer s menus, mas acabava sempre por comer na segunda a refeição da terça e vice-versa. Conclui que gosto mais de improvisar!

    Às vezes altero apenas o acompanhamento ou a forma de cozinhar o conduto. Parece que quando planeio antecipadamente, chego a casa e tenho uma ideia fantástica para um jantar completamente diferente... lol Apetece-me sempre comer outra coisa qualquer.

    Ao contrário de ti acho que me sabe melhor ter tudo menos controladinho, mas também detesto andar à toa... Gosto de ter o congelador e o frigorífico sempre bem organizados para poder improvisar o jantar.

    Ainda anteontem, por exemplo, aproveitei para retirar tudo da arca e dar uma limpadela ao mesmo tempo que apontava os produtos que terminam de validade em breve. Encontrei uns quantos... Coloquei-os todos na mesma gaveta e agora vou fazendo os menús com eles para que não se estraguem! Ontem o jantar foi bifinhos de lombo com castanhas, acompanhado com uma salada de cenoura e couve roxa com molho quente de azeite e alho. Estava tão bom. Foi o que saiu com o que havia para se gastar! hihihih
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não me conseguia orientar de outra forma, uma criança exige muito de nós portanto se um menú estiver programado é bem mais fácil orientar-me...

    ResponderEliminar
  4. Olá Sarokas...
    Socorro!....
    Preciso de ajuda!.....
    Não faço menu, mas queria fazer....
    Faz mais posts destes pois preciso mesmo de ganhar coragem para começar (deve ser a parte que custa mais... começar).
    Mas acho esquisito estar a fazer um menu só para mim, sou sózinha, não almoço em casa (apesar de poder levar o almoço num termo), e ao jantar também como muito pouco... e além disso estou a dieta...
    Como posso fazer? Podes ajudar-me?
    Não posso fazer doses muito grandes, porque mesmo congelando ando uma semana a comer a mesma coisa e o congelador também é pequeno...
    Aceito sugestões que me possas dar...
    Bom fim de semana...
    Bjs
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  5. Teresa:
    Olá!obrigada pela visita e comentário!
    eu também sou sózinha mas mesmo assim gosto de planear o que fazer.
    Ao domingo e 5ª faço sopa e ai planeio logo os jantares, sopa e fruta, sopa e tosta.
    Quanto ao almoço faço assim, o que sobra do almoço de domingo é o almoço na 2ª.
    na 2ª faço o almoço para 3ª e 4ª e na 4ª faço o almoço de 5ª e 6ª.
    Procuro fazer algo que se possa aquecer bem no micro, ou então 1 arroz e na hora de almoço grelho ou frito o peixe/carne.
    costumo comer 2 dias seguidos a mesma coisa para poupar tempo e trabalho.
    Mas uma vez que estás de dieta podes na noite podes ao jantar um pouco mais e ficas logo com almoço, agora com o verão as saladas são a melhor opção!
    tem sempre em conta o que tens em casa para te baseares no menú!
    espero ter ajudado mas se quiseres aqui fica o meu mail para qualquer questão
    sarokas1001ideias@gmail.com
    bjinhs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário e visita!;)