terça-feira, 6 de julho de 2010

Ainda sobre a organização de papeis


Ontem recebi alguns mails com questões sobre a organização dos dossiers.
Assim hoje falo sobre o dossier das despesas de casa e do dossier de diversos e amanhã do dossier do IRS.

Colocaram as seguintes questões:

-Durante quanto tempo guardo as facturas de luz, agua, e internet?
-Durante o ano a que dizem respeito estão no dossier, e depois como coloco numa caixa num envelope com o respectivo ano assinalado por fora, guardo durante alguns anos.Penso que o aconselhavel será guardar uns 4 ou 5 anos.

-Se costumo fazer um apanhado do que gasto no final do ano com essas mesmas despesas?
-Sim!Por curiosidade e para as minhas contas do final do ano.Gosto de saber quanto gastei e no que gastei!

-Durante quanto tempo guardo as facturas de compra dos electrodomésticos?
-Geralmente durante os 2 anos de garantia que por norma trazem.

-Se tenho esperança de ver o processo que tenho em Tribunal resolvido?
-Sim tenho, não sei quando mas tenho esperança. Infelizmente a justiça é muito lenta e embora tenho ganho a causa o sacana dá moradas incorrectas o que dificulta qualquer tipo de penhora...o lado "bom" é que quanto mais tempo demorar a pagar mais eu recebo!

-Há quanto tempo faço este tipo de organização e o que me levou a fazê-lo?
-Desde que saí de casa, aos 18 anos, ou seja há já quase 8 aninhos.
O que me levou a organizar, foi o gosto por ter tudo no seu sitio certo e saber onde tenho as coisas. Nunca fui pessoa de desorganização, e gosto de ter tudo separado e com uma fácil localização!

Espero ter esclarecido!
Amanhã respondo ás questões do dossier IRS.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo comentário e visita!;)